Páginas

domingo, 27 de março de 2011

O QUE É NECESSÁRIO PARA TINGIR

Água em uma vasilha, movimento, fogo, alúmen e plantas são os requisitos essenciais para colorir uma fibra têxtil. Um dos primeiros procedimentos de tingimento foi a maceração ou lixiviação, na qual não usava fogo. Dependendo da planta e das condições atmosféricas, o processo poderia durar semanas ou meses. O material liberava a substância corantes através da fermentação e destruição da estrutura celular da planta,e, para acelerar o processo, utilizava-se urina em vez de água. Esta técnica abriu caminho para se chegar ao método de tingimento com índigo.
O processo de tingimento se inicia com a coleta de:
• Folhas, frutos, flores e sementes;
• Liquens;
• Cascas;
• Raízes.
Cascas
Aproveite os troncos mortos e jamais arranque cascas de árvores vivas.


Liquens
Devem ser raspados de rochas, cercas velhas e troncos de árvores mortas. A coleta deve ser feita depois da chuva, retire apenas o essencial e conserve os liquens, pois eles demoram 50 anos para crescer.


• Recolha apenas uma pequena parte de cada planta de um mesmo local, evitando que a planta se esgote e permitindo que outros também possam colhê-la.
• Faça uma horta de plantas tintórias, para preservar a natureza.
• Coletar sementes é muito importante. Conserve-as embaladas em plásticos em lugar fresco e seco ou em geladeira até a época do plantio.
Raízes
A coleta de raízes geralmente leva à morte das plantas. Por isso, devemos cultivá-las. No caso utilizarmos plantas nativas, para cada raiz coletada, plante duas plantas em seu lugar. Devemos tomar muito cuidado para que a raiz não se quebre ao retirá-la, para isto remova toda a terra que fica em volta da raiz.
Folhas e frutos
Encontramos corantes nas folhas, flores, frutos e sementes. De uma forma geral, coleta-se antes da floração, pois neste período existe maior concentração de corantes.

Como coletar as plantas:
Durante a coleta, observe:
• Se as plantas estão próximas a uma mina de água ou na margem de rios ou lagos;
• Se foi colhida no alto ou na base de uma montanha que recebem mais ou menos sol, porque a intensidade solar influi no tom da cor obtida;
• A estação do ano, já que na primavera e no verão as plantas jovens têm maior concentração de corantes;
• O tipo de solo onde as plantas crescem (terra roxa, arenosa, ect), pois uma mesma planta em solos diferentes apresenta variações na cor produzida; além disso, algumas plantas só crescem em determinados tipos de solo, evita-se perder tempo procurando uma planta num solo onde ele nunca será encontrado.
Todos estes fatores influenciam suavemente na matriz do corante natural. Observá-los é importante porque, para repetir uma tonalidade, devemos procurar por plantas com as mesmas características das já utilizadas.
Cuidados: nunca colete mais plantas do que o necessário; não retire muitas plantas de um mesmo local.
A capacidade de adaptação e aclimação dos vegetais permite-nos encontrar com freqüência plantas que não são nativas de uma região e que foram ali introduzidas pelo homem. Quando faltam condições adequadas para o crescimento de determinada planta, ela desaparece. No caso das condições serem parciais, a incidência da planta se torna escassa. Quando existem condições favoráveis de solo, clima, altitude, entre outras, ela surge em abundância. Se coletarmos exaustamente uma planta escassa numa determinada região, ela deixará de se reproduzir e em pouco tempo desaparecerá. Por isso, é indispensável ter o cuidado de jamais esgotar uma planta. Da mesma forma, é preciso sempre ter certeza de estar coletando a planta certa.
Fonte de Pesquisas: www.sitecurupira.com.br/corantes.htm

Nenhum comentário: