Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Atividade 1 - Assistir e resenhar o filme

Universidade Aberta do Brasil – UAB
Universidade de Brasília – UNB
Instituto de Artes – IDA
Curso: Artes Visuais
Disciplina: “Tecnologias Contemporâneas na Escola 3”
Turma: Arv3
Profº. Autor: Christus Menezes Nóbrega
Tutora: Cecilia Mori Cruz
Discente: Rosiana Pereira Mourão
Atividade 1 (Unidade 1)

Com base no filme “O quarto poder” percebi que o mesmo trata-se do poder da imprensa a influência que imprensa pode exercer. Ao mesmo tempo demonstra um conflito ético da imprensa que é colocar a audiência acima de tudo, não importando o que seja necessário para atingi-la e as conseqüências destes atos.
O repórter, de dentro do museu, consegue se comunicar com uma estagiária que está em uma caminhonete nas proximidades, antes de ser descoberto pelo ex-segurança, que agora fez vários reféns, inclusive um grupo de crianças que visitavam o museu.
Em pouco tempo um pedido de emprego e um tiro acidental se propagam de forma geométrica, atraindo a atenção de todo o país. O repórter convence ao segurança que este lhe dê uma matéria exclusiva e promete em troca comover a opinião pública com a triste história do guarda desempregado. Que poderá ser a sua oportunidade de se ver no auge da fama novamente.
Os acontecimentos são manipulados pela imprensa e tudo sai do controle, pois apenas altos salários e índices de audiência contam e a verdade não é tão importante assim.
É responsabilidade e dever do jornalista, trabalhar a favor da democracia e do direito à informação. Porém é comum alguns jornalistas distorcerem deliberadamente as informações, ocorrendo assim à manipulação.
Eles driblam o cidadão para atingirem interesses particulares. "O Quarto Poder". O filme mostra até que ponto a manipulação pode interferir na vida de um indivíduo ou de toda uma sociedade.
A falta de objetividade e a procura do sensacionalismo fazem com que ocorra uma inevitável manipulação. Para a opinião pública é a imprensa que manipula, mas a realidade é mais complexa.
Existem casos como: quando um jornalista é usado por um terceiro e a manipulação montada conscientemente pelo próprio jornalista. O direito à vida privada é muito difícil de ser protegido quando se trata de uma personalidade pública.
A intimidade dos outros é de grande interesse do público, que não respeita a integridade física daqueles que são o objeto de desejo da massa. A decisão do jornalista no filme é extremamente antiética, sendo que sua função deveria ser apenas informar.
Se isto se faz de forma diferente, é chamado de falsificação da realidade, com conseqüências tanto para o profissional como para o público que o assiste.
Os meios de comunicação têm mostrado verdadeiros espetáculos em lugar das notícias, marcados pelo estímulo contínuo dos sentimentos. O filme “O Quarto Poder” aponta diversas características específicas do jornalismo subjetivo que acaba em espetáculo, e leva-nos a refletir justamente sobre esse aspecto tão importante do profissionalismo, que é o da ética na vida social.
Mas no fim, mostra-nos com o arrependimento do jornalista, que o ser humano não pode ser assim tão ignorante, na sua fome pelo sensacionalismo. De fato, não é possível que o homem prefira ser entretido a ser edificado.
Portanto a mídia é considerada como o quarto poder porque ela manipula os indivíduos, forma opiniões, controla o comportamento e as atitudes da maioria da população, estes por não terem um senso critico suficiente para distinguir entre a mentira e a verdade, acreditam em tudo que lêem ou assistem.
Quando o poder judiciário fracassa, quando o executivo está descansando ou quando o legislativo entra em férias, o quarto poder toma o domínio e enfrenta as situações como se tivesse todos esses poderes. Quando a imprensa é vangloriada é preciso ter medo, pois isso indica que a sociedade não vai bem.
Quem sabe se a imprensa não estivesse interrompendo a história do ex-guarda rede televisiva para qual trabalhou, julga culpado, sem mesmo saber o que se passou no museu, que destroce a realidade para influenciar os telespectadores a condenar-lo e assim ganhava telespectador.
Fonte Bibliográfica: www.adorocinema.com/filmes/quarto-poder/quarto-poder este sit me facilitou bastante na busca de informações sobre o filme o “quarto poder”, onde sugiro para pesquisa.