Páginas

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Tecnologia e Sosiedade "Música"

“TECNOLOGIA E SOCIEDADE”

Entender o que aconteceu
Homem e ciência
Na historia do tempo
Nada se perdeu

Entender o que aconteceu
A memória traz a própria historia
O conhecimento e a educação
Avançam no tempo e no espaço

Tecnologia meio de produção
Instrumento vivo e despertador
Constrói uma sociedade de valores
Homem e ciência

Outros me perguntam
Se a terra tem limites como a gente
Alguns fazem tecnologias
Muitos sobrevivem à sociedade

Se falo do passado
A memória se desperta com o tempo
E a tecnologia surge pro futuro
Entender o que a ciência faz hoje

Desenvolver tecnologia do bem
Para o bem da nossa sociedade
E me faz compreender o tempo
Sem nunca me perder.

Texto colaborativo

Com base nesta questão, observei que hoje tudo se tornou mais ágil para um professor de arte ministra uma aula da melhor qualidade tendo uma fonte de pesquisa que lhe ajuda bastante nas buscas de informações de conhecimentos para transmiti-los para os seus alunos.

Sobre a relação das novas tecnologias com a Sociedade!

Sobre a relação das novas Tecnologias com a Sociedade!

Hoje estamos vivendo numa nova era de avanços com a tecnologia, que está cada vez mais se expandido na sociedade virtual. Trazendo consigo uma série de meios de podermos adquiri melhores informações, onde podemos nos comunica com pessoas de qualquer lugar, e nos mantêm atualizados sobre qualquer foto que aconteça no mundo, buscando amplia melhor nossos conhecimentos com a era virtual e digital. Os mecanismos intrínsecos de expansão do capitalismo apressam a difusão das tecnologias, que podem gerar ou veicular todas as formas de lucro. Por isso há interesse em ampliar o alcance da sua difusão, para poder atingir o maior número possível das pessoas economicamente produtivas, isto é, das que podem consumir tecnologias na educação.
As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista. A pessoa autoritária utilizará o computador para reforçar ainda mais o seu controle sobre os outros. Por outro lado, uma mente aberta, interativa, participativa encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação.
A comunicação torna-se mais e mais sensorial, mais e mais multidimensional, mais e mais não linear. As técnicas de apresentação são mais fáceis hoje e mais atraentes do que anos atrás, o que aumentará o padrão de exigência para mostrar qualquer trabalho através de sistemas multimídia. O som não será um acessório, mas uma parte integral da narrativa. O texto na tela aumentará de importância, pela sua maleabilidade, facilidade de correção, de cópia, de deslocamento e de transmissão.
O telefone celular vem dando-nos uma mobilidade inimaginável algum ano atrás. Posso ser alcançado, se quiser, ou conectar-me com qualquer lugar sem depender de ter um cabo ou rede física por perto. A miniaturização das tecnologias de comunicação vem permitindo uma grande maleabilidade, mobilidade, personalização (vide walkman, celular, note book...), que facilitam a individualização dos processos de comunicação, o estar sempre disponível (alcançável), em qualquer lugar e horário. Essas tecnologias portáteis expressam de forma patente à ênfase do capitalismo no individual mais do que no coletivo, a valorização da liberdade de escolha, de eu poder agir, seguindo a minha vontade. Elas vêem de encontro a forças poderosas, instintivas, primitivas dentro de nós, às quais somos extremamente sensíveis e que, por isso, conseguem fácil aceitação social.
A sociedade, aos poucos, parte do uso inicial, previsto, para outras utilizações inovadoras ou inesperadas. Podemos fazer coisas diferentes com as mesmas tecnologias. Com a Internet podemos comunicar-nos -enviar e receber mensagens- podemos buscar informações, podemos fazer propaganda, ganhar dinheiro, divertir-nos ou vagar curiosos, como voyeurs, pelo mundo virtual.
Em cada estágio da evolução social, as tecnologias utilizadas refletem as contradições e os conflitos entre o poder econômico e sua tendência à concentração de riquezas, poder e acesso à informação e as aspirações de participação democrática, autonomia cultural e autogestão. Por isso, a sociedade civil tem o dever e o direito de exercer o controle sobre as inovações tecnológicas que não podem ficar a critério único de cientistas, tecnocratas, políticos e empresários.
Todas essas pesquisas foram muito importantes, pois, só adquiri inúmeros conhecimentos para melhora ainda mais a minha aprendizagem com o ensino a distância.
Fonte de pesquisa site:
www.espacoacademico.com.br/048/48rattner.htm - 19k