Páginas

sábado, 27 de setembro de 2008

Galeria Virtual de Sebastião Salgado



Galeria Virtual de Sebastião Salgado





Galeria Virtual de Sebastião Salgado





Galeria Virtual de Sebastião Salgado





Galeria de Sebastião Salgado



Tarefa 16 História da Arte

UNB – Universidade de Brasília
UAB - Universidade Aberta do Brasil
Instituto de Artes Visuais - Ida
Disciplina: História das Artes Visuais 1
Professoras: Maria Goretti Vulcão e Lisa Minari
Tutor: Raquel de Castro Botelho
Turma: ArV5
Aluno: Rosiana Pereira Mourão
Tarefa: 16- Trabalho Final- “Você disse Curador?”.
Pólo Tarauacá-Acre em 25/09/08






































Esse é.......
Sebastião Salgado
“Traduz-se na realidade que muitos nem vêem, mas quando vêem se chocam, com tamanha realidade, suas fotos são reflexivas, reais, dolorosas até, mas apenas Sebastião Salgado consegue uma poética em suas fotos.
Talvez este mundo contemporâneo, esteja falando de coisas que muitas pessoas não querem ver ou saber, mas Sebastião Salgado vai lá e toca na o ser humano sensível e que se diferencia da passividade e ignorância”.

Com base nas leituras do texto “Você disse Curador?” deste módulo pude- me puncionar melhor e compreende algo mais sobre o que de fato é uma exposição de obras de arte. Onde contribuíram de maneira significativa em meus conhecimentos sobre a história da arte em diversa época histórica.

Sendo assim aperfeiçoei-me bastante sobre a verdadeira importância do papel do curador no processo de produção e exposição artística.

Ainda, pude escolher entre os artistas brasileiros um que me despertou curiosidade em conhecê-lo, que foi Sebastião Salgado, que para mim é um exemplo de artista.
Pois, já “com o diploma de doutorado em economia e residência fixa em Londres deixa de trabalhar para ONU, passando a trabalhar como reporte fotográfico, onde em seus primeiros trabalhos foram com fotografo de trabalhadores imigrantes da Europa, a seca no Sahel na África”.

Seu estilo de vida é um exemplo de que podemos sim vence os desafios de nossa vida. Pois o mais importante em suas obras de imagens é que são todas de fotografias de fatos reais, nacionais e internacionais, sendo que pública em suas matérias um contexto histórico de denúncias sociais, incluindo a fome, a miséria, a pobreza, as guerras, a seca, o abandono, e as políticas públicas sociais.
Depois de observar minuciosamente as fotografias que escolhi para realizar esta atividade, percebi que as sensações que senti é que o belo é mudável muda de acordo com o conceito de cultural, o sentido muda de pessoa para pessoa podendo agradar ou não. Sendo que todas as imagens que selecionei foram basicamente pelo fato de que enfatizaram uma leitura visual mais completa de múltiplos significados dando a entende e sentir uma sensação de dor por aquelas pessoas sofridas, maltratadas e com fome. Contudo podemos observar-las com olhares críticos.
Entretanto, optei pelo o artista brasileiro Sebastião Salgado, pois, o mesmo além de retratar em suas obras os descasos sociais, faz com que o ser humano reflita sobre a maneira de ver, pensar e agir diante de fatos tão comoventes que chocam a sociedade. E sensibiliza as pessoas a pensar na pobreza em que vivem outras pessoas nos diversos lugares do mundo e suas lutas pela sobrevivência.
Na verdade as fotografias de Sebastião Salgado transmitem um sentimento de tristeza e angustia. Porém, ao observar suas obras através de fotografias onde tive uma sensação de compaixão, fico imaginando quantas pessoas estão sofrendo pelo mundo lutando pelos seus direitos ou pelo menos para ser reconhecido como cidadão.
Assim, esta tarefa contribuiu de maneira significativa em meu conhecimento tanto profissional quanto pessoal sobre a historia da arte contemporânea brasileira.
Estas imagens encontram-se no site www.dgidc.min-edu.pt/escola_movel/ofarol/for.