Páginas

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Plano de Aula 1º e 2º de Peça de Teatro Grega "Prometeu Acorrentado de Ésquilo" e "Sofocles"

Universidade de Brasília-Unb.
Universidade Aberta do Brasil Uab
Instituto de Artes-Ida.
Disciplina: História do Teatro 1
Curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Tutora: Cinthia Nepomuceno Xavier
Aluna: Rosiana Pereira Mourão
Grupo: ArV5
Pólo de Tarauacá-Acre em 17/05/08
Tarefa: “Plano de Aula”
Dados Gerais:
PLANO DE AULA DA PRIMEIRA SEMANA

Escola: Estadual de Ensino Médio. Dr. Djalma da Cunha Batista
Série: 1º ano
“Formação Integral”
Turma: “G”
Turno: Matutino
TEMA DA AULA: SOBRE A PEÇA DE TEATRO GREGO DE “PROMETEU ACORRENTADO” DO AUTOR ÉSQUILO.

Data: 19/0508.
PROCEDIMENTOS:
Trabalharei nesta aula sobre uma peça de Teatro Grega chamada de “Prometeu Acorrentado” de Ésquilo. Onde estarei passando todas as orientações que pesquisei sobre o assunto a ser trabalhado nesta aula.
Dividirei a turma em grupos de cinco componentes.
Passarei para os alunos um texto da peça de Prometeu Acorrentado de Ésquilo.
Farei também uma leitura de maneira alternada com a turma.
METODOLOGIA:
Fazer com que os alunos tenham um entendimento do tema abordado nesta aula.
Abri um espaço de dialogo ente os alunos sobre como seria se os mesmo escrevessem uma peça de Teatro baseando-se nas cenas que iremos lê juntos da peça de “Prometeu Acorrentado” de Ésquilo.
Onde cada aluno do grupo possa fazer uma encenação de sua peça que escreveu em grupo, para futuramente estreamos nos projetos pedagógicos da escola em ambiente aberto para todo público.
E que esta tarefa incentive os alunos, a saber, mais sobre como escrever, encena e protagoniza uma cena de teatro.
Estarei buscando através neste trabalho uma interação e conhecimento dos interesses de cada aluno, em suas idéias participativas.
OBJETIVOS:
Incentiva aos alunos a lerem mais sobre peças teatrais, para obter mais experiências de como encena em palco de teatro.
Onde todos possam adquiri mais conhecimentos sobre o conteúdo estudado nesta aula e nas próximas que faremos com este mesmo assunto.
Deixa um tempo livre para qualquer aluno fazerem pesquisas sobre peças teatrais, para que os mesmos possam obter mais conhecimento do tema sobre a peça de “Prometeu Acorrentado” de Ésquilo.
ESTRATEGIAS:
Fazer com os alunos um debate de discussão aberta sobre o tema trabalhado da peça de “Prometeu Acorrentado” do auto Ésquilo, onde todos possam troca idéias uns com outros.
ATIVIDADES:

Cada aluno devera lê a peça de “Prometeu Acorrentado” de Ésquilo, em casa e produzir uma peça de teatro baseando-se no tema obordado, com no mínimo três personagens na peça.
Que fale sobre as tragédias na peça.
Para apresentar para os outros colegas da turma.
AVALIAÇÃO
Avaliarei todos os alunos pelo seu desempenho, participação coletiva e individual também.
Este trabalho somando todas as participações de cada aluno na tarefa valerá 10 pontos na primeira nota do bimestre em curso.
RECUSOS UTILIZADOS:
Os textos sobre a peça de “Prometeu Acorrentado” de Ésquilo.
Sugestões para os alunos fazerem pesquisas livres sobre o tema.
BIBLIOGRAFIAS:
Todas as fontes que pesquisei foram em textos que imprimi da plataforma que foram sugeridos para nos posicionarmos para fazermos este plano de aula.
Outro também que foi de grande importância para pode realiza esta tarefa foi à própria peça de Prometeu Acorrentado de Ésquilo.


Universidade de Brasília-Unb.
Universidade Aberta do Brasil Uab
Instituto de Artes-Ida.
Disciplina: História do Teatro 1
Curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Tutora: Cinthia Nepomuceno Xavier
Aluna: Rosiana Pereira Mourão
Grupo: ArV5
Pólo de Tarauacá-Acre em 17/05/08
Tarefa: “Plano de Aula”
Dados Gerais:
PLANO DE AULA DA SEGUNDA SEMANA

Escola: Estadual de Ensino Médio. Dr. Djalma da Cunha Batista
Série: 1º ano
“Formação Integral”
Turma: “F”
Turno: Matutino
Duração da aula: basicamente 45 minutos.
TEMA DA AULA: Sobre a Tragédia Grega do Édipo - Rei de Sófocles

Data: 20/0508.
PROCEDIMENTOS:
Irei trabalha com este conteúdo em duas aulas, sobre o tema de uma peça de Teatro Grega do Édipo - Rei de Sófocles.
Será uma aula expositiva, pois todos os alunos irão ter participação na aula sobre o tema obordado da peça.
Estarei formando grupo de três componentes da turma, que iram fazer a leitura da peça, fora da sala de aula, como na biblioteca almejando um ambiente mais amplo, para entende, melhor o assunto para depois voltarmos para dentro de sala para fazermos um debate sobre o assunto trabalhado, onde todos os alunos apresentarão seu entendimento da peça apresentando na frente para a turma e professora como também tiraremos dúvidas no decore da apresentação de cada grupo.
Onde ocorrerá uma interação com cada membro do grupo, apos, a leitura da peça do Édipo – Rei de Sófocles.
Em seguida faremos um debate sobre o tema estudado pelos alunos de cada grupo.
OBJETIVOS:
Estimular aos alunos a ler e escreve mais.
Fazer com que todos os alunos tenham uma melhor visão de uma peça de teatro fazendo interpretação de algumas cenas da peça.
ESTRATÉGIAS:
Formar grupos de estudos, com a finalidade de estimular os alunos a darem continuidade a futuras peças de Teatro.
Onde os mesmos possam estar em busca de conhecimentos, que possam contribuir em sua vida, e no seu dia-a-dia, e que levem para discutir em sala de aula juntamente com os colegas da turma, expor suas idéias, dar sugestões colaborativas sobre o tema estudado.
MATERIAIS UTILIZADOS:

A apostilha sobre a peça de teatro do Édipo – Rei de Sófocles.
Caderno e caneta para fazerem anotações sobre o debate do entendimento do assunto estudado.
ATIVIDADE:
Lê o texto da peça da Tragédia Grega do Édipo – Rei de Sófocles.
Leva para casa este texto para responderem as seguintes perguntas sobre a peça.
O que Jocasta era do Édipo – Rei?
A rainha Jocasta que era casada com o Édipo – Rei e era sua própria mãe.
O Édipo – Rei furou-lhe os olhos por quê?
Porque ele ao sabe de toda sua historia e tragédia de sua vida souber que sua esposa Jocasta era a sua mãe, então quando ela descobriu que ele era seu filho optou a tira a sua própria vida, se enforcando com uma corda, e se não bastasse o pai do Édipo – Rei ter morrido de desgosto por sabe que seu filho era casa com sua mãe, o Édipo – Rei vendo tudo aquilo pegou um alfinete do vestido de Jocasta e furou os seus olhos para nunca mais ver nada.
Qual a tragédia que o mesmo presenciou para comete tamanha crueldade consigo mesmo?
O mesmo viu a rainha Jocasta enforcada pela uma corda no pescoço onde aconteceu mais uma tragédia grega.
O Édipo – Rei tinha filhos com Rainha Jocasta?
O Édipo ver-se-à, também, que ele é, ao mesmo tempo, irmão e pai de seus filhos, e filho e esposo da mulher que lhe deu a vida.
AVALIAÇÃO
Estarei avaliando os alunos pelo seu empenho, compreensão e participação do trabalho em grupo e a tarefa que levará para casa para ser avaliada na próxima aula. Com valor de oito pontos no total.
BIBLIOGRAFIA
Para faze este plano de aula, me posicionei apenas na peça de Rei – Édipo de Sófocles. Onde é uma peça de Teatro Grega que relata sobre uma Tragédia que ocorreu na Grécia Antiga com o Rei – Édipo, que era casa sem saber com sua própria mãe, e que tinha filhos com ela, como também à mesma não sabia que ele era seu filho, que quando jovem viera a ter este filho quê-lhe foi tirado quando bebezinho e foi criado no Palácio do Rei seu pai, que morreu logo ao sabe da esta tragédia, onde seu filho era casado com sua própria mãe.

Estou Postando este plano de Aula, em meu Blog, devido ter tirado a nota maxima Obrigada!

Nenhum comentário: