Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Atividade 2 (Unidade 1) Analisando a TV - Brasileira

Universidade Aberta do Brasil – UAB
Universidade de Brasília – UNB
Instituto de Artes – IDA
Curso: Artes Visuais
Disciplina: “Tecnologias Contemporâneas na Escola 3”
Turma: Arv3
Profº. Autor: Christus Menezes Nóbrega
Tutora: Cecilia Mori Cruz
Discente: Rosiana Pereira Mourão
Atividade 2 (Unidade 1)
Qual o nome do programa e o canal que o exibe?
O programa que assistir foi o “Casseta & Planeta, Urgente!” é um programa de variedades humorísticas que esta sempre expondo para a mídia o que pode este entalado na garganta do povo em forma de piadas engraçadas estrelado desde 1992, nas noites de terça-feira da Rede Globo, rapidamente afirmou-se como a mais bem-sucedida atração de humor da televisão brasileira.
Para qual público é destinado?
O publico e restrito, pois abrange uma variedade de idades como jovens e crianças, geralmente as atrações incluem coberturas jornalísticos e documentários falsos, sátiras de outros programas de TV (novelas, filmes, seriados), sátiras de campanhas publicitárias, entrevistas com populares e videoclipes com paródias de músicas de sucesso.

Quais os principais temas tratados no programa?
São diversos temas abordados, sendo que os mais atrativos são sobre novelas e paródia que são divididos entre eles, como convidados especiais ou pessoas famosas na mídia como também a crítica política.
O programa propõe a reflexão desses conceitos, ou eles são passados como verdades absolutas de forma subliminar?
São transmitidas de forma engraçada que deixa no ar sempre uma lembrança que as pessoas adotam como ditado no seu dia-a-dia.
Como é retratado o papel do homem, da mulher e da criança, por exemplo? E dos homossexuais? E dos Negros?
O papel do homem é quase sem comentário deixa muita impressão bastante engraçadas no ar, porque os homens fazem o papel das mulheres todos com muitas maquiagens e perucas, já os das mulheres sempre são apenas para as convidadas em alguns momentos exclusivos, enfim há uma grande diferença, com os negros se nota muitas descriminações com a raça, pois só fazem os papeis de soassões que der mais graça os figurinos são de trapos e cabelos enrolados, os homossexuais são sempre chiques na sauna gay e todos poderosos.
Como estes são caracterizados, ou seja, o que vestem como falam como andam como são seus corpos, etc.?
São personagem que se vestem de tudo e não tem estilos próprios só copiam os personagens de outros canais e não tem muitas criatividades para produziram seu próprio humor.
Os produtos anunciados são para o mesmo público que assiste ao programa? Que tipo de relação ideológica existe entre o programa e os produtos vendidos na propaganda?
Muitas vezes as propagandas são para todos público sem fins definidos ou lucrativos.
Este programa pode influenciar de alguma forma o comportamento da sociedade, seja na moda, no modo de falar, nos hábitos de consumo ou na forma de pensar, por exemplo?
De forma nenhuma, pois suas propagandas são apenas de divertimento nada pode influência na vida da sociedade às vezes só nos momentos de brincadeiras no modo de fala como o seu Creysonn.
Como você avalia o impacto dela na sociedade brasileira?
Só de forma de brincadeiras e sem muitas conseqüências para a sociedade. Se pudesse reescrevê-lo ou dirigi-lo, o que modificaria?
Muitas coisas principalmente na forma de apresentar qualquer tipo de informação que fosse mais produtiva ou educativa como perguntas e respostas sobre atualidade, ortografia e matemática, enfim de uma maneira mais colaborativa para o telespectador, se manter informados dos acontecimentos com mais verdades e não com tantas mentiras, pois só assim poderiam ganhar mais audiência.
Fontes: Bibliográficas: wikipedia.org/wiki/Casseta_&_Planeta.

Nenhum comentário: